3 fundamentos obrigatórios da gestão financeira de sucesso

Home/Notícias/3 fundamentos obrigatórios da gestão financeira de sucesso

3 fundamentos obrigatórios da gestão financeira de uma empresa

gestão financeira 3

Bem, o objetivo é chamar atenção para a importância do papel  gestão financeira nas empresas, para crescerem e se perpetuarem com saúde, maior equilíbrio e segurança.

De cara é necessário reconhecer  que a  gestão financeira é uma função VITAL na empresa. Existe duas coisas fundamentais quando  se cria uma empresa:

A sua estrategia de negócio e a gestão dos recursos financeiros (provisão e administração).

Por vital quero dizer que é necessário para a manutenção da vida. No caso a vida da empresa.

A área financeira é como o coração da empresa. Vibra o tempo todo através dos movimentos de entrada e saída com o seu instrumento de fluxo de caixa que coordena a circulação do dinheiro.  Como o coração num corpo humano.

Então se a área tem essa importância toda, o gestor financeiro. como comandante,  tem um papel fundamental na empresa.

Não importando o tamanho e nem tipo de empresa.

Esse gestor precisa ter completo conhecimento de finanças, não pode sere amador, pois é ele que vai planejar e controlar os recursos financeiros e orientar toda a empresa sobre qual a melhor forma de usar o dinheiro. Tanto  curto e quanto no longo prazo

Então tudo isto tem que ser baseado em conhecimentos técnicos e uma visão integrada dos negócios.

Bastante coisa, não é?

Para ilustrar, veja o que dizem as pesquisas:

Conforme IBGE de cada 10 empresas 6 fecham antes de completar 5 anos.

Ou seja, 60% deixam de existir.

Então, considerando tudo isto, saiba quais são as três funções que todo administrador financeiro precisa levar em conta para fazer uma gestão financeira segura e vitoriosa:

1-Atividade operacional

2-Atividade de Investimento

3-Atividade de Financiamento

É uma separação acadêmica, mas importante para ajudar a estruturar o pensamento de forma lógica.

Vamos ver cada uma delas:

 

ATIVIDADE OPERACIONAL

As atividades empresariais relativas à operação são as funções de:

Analise,

Planejamento e

Controle Financeiro.

operação financeira

Não é apenas efetuar registros e controle de receitas e gastos. É mais do que isto. Significa coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa do ponto de vista financeiro.

Com isto existe aí um papel fundamental para decisões estratégicas no planejamento e na mensuração dos riscos em relação ao retorno esperado.

Aqui acontecem os maiores erros nas empresas que é a falta de uma boa gestão de fluxo de caixa. Dizem o “Caixa é o Rei” ou “uma empresa nasce com dinheiro no caixa e morre por falta de dinheiro”. Isto é a sabedoria popular. Ou seja, todo mundo sabe. Mas entre saber o significado e agir tem uma grande distancia.

Essa distancia ocorre por 2 motivos:

Desconhecimento de técnicas financeiras, como: confundir Lucro com Dinheiro no caixa  ou dificuldade de saber qual a necessidade de capital de giro para o seu negócio, ou como analisar uma situação financeira, avaliando como está a saúde financeira,  para onde vai ons negócios nos próximos anos  e, por fim, o que precisa ser feito para diminuir os riscos naturais.

Bem, o  segundo motivo é a sedução por apenas vender e deixar em segundo plano a gestão financeira.

ATIVIDADES DE INVESTIMENTO

As atividades de Investimento consistem das mais diferentes formas, desde aquelas que envolvem o dia a dia do negocio, como: a política de compras, política de estoque, politica de concessão de crédito para vendas a prazo.

investimento

Ou, definição do ponto de Equilíbrio do Negocio, do ciclo financeiro e das necessidades de capital de giro entre outros.

Essa atividade pode ser operacional ou estratégica.

Quando a atividade investimento tem a conotação é operacional pode ser do tipo, como aumentar as vendas,  os lucros e botar  mais dinheiro no caixa, comprando mais barato, reduzindo  estoque, vendendo menos a prazo e mais a avista, com alguma estratégia diferenciada.

Ou, pode ser, como avaliar o risco e retorno de investimento para construção de novas instalações ou compras de alguma máquina ou equipamento.

ATIVIDADE DE FINANCIAMENTO

financiametno 6

Então supondo que o negocio preciso de mais dinheiro. Ou seja, financiamento, o gestor financeiro deve avaliar e buscar as fontes mais adequadas para cada necessidade.

Mas o mais importante é saber fazer uma analise criteriosa do custo e beneficio do financiamento. Se não for financiamiento com dinheiro do próprio sócio, será com dinheiro de terceiros que cobrarão juros e isto afetará o resultado futuro do seu negocio.

Então antes de tudo é preciso calcular o famoso “custo x beneficio”.

Para isto, você deverá usar seu conhecimento nas operações e técnicas financeiras, como cálculo do retorno do investimento. Fluxo de caixa projetado, entre outros.

Mas lembre-se antes de fazer tudo isto, que você como  gestor financeiro precisa ser capaz de fazer um diagnóstico da causa do problema e resolve-lo, pois algumas situações só piorarão se você botar  mais dinheiro. Cuidado!

Pense, que se não resolver o problema que está exigindo mais dinheiro, você só vai agravar a situação, pois  você trará uma dívida e terá pagar juros, aumentando ainda mais a saída de dinheiro do caixa.

Claro, mas  se você, com dinheiro de terceiros vai aumentar o faturamento, fazer entrar mais dinheiro no caixa, pagando os juros de empréstimos adequados, no tempo certo você está de parabéns, pois sabe como fazer seu negócio se manter saudável e crescer.

Então, saber encontrar as causas de problemas e corrigi-las é uma sabedoria inestimável para um bom gestor financeiro, bem como saber quando é importante fazer escolhas de de recursos que farão você mais rico.

Conclusão

Então vimos quais as três principais fundamentos da gestão financeira, que são

Atividade operacional

Atividade de Investimento

Atividade de Financiamento

E dentro deste contexto a importância do papel do gestor financeira na vida de uma empresa.

Escrito por:

CSSampaio

Administrador de Empresas, Consultor, Especialista financeiro e Conselheiro de Governança Corporativa

 

Para avaliações financeira de negócios e consultorias para Pequena e Média empresa faça contato conosco.

Temos a solução adequada para você.

sampaio@integralconsult.com.br

Acompanhe também o Blog de Coaching e Finanças Pessoais

sampaiosucessofinanceiro.com.br

Escrito por

Sem informações sobre o autor

Leave a Comment